
À CHUVA? É PASSEIO ABENÇOADO
O tempo ditava um dia triste. E até podia ter sido se os seniores da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma (SOLC) não trouxessem consigo toda a animação e ânsia do reencontro com amigos e conhecidos. Apesar da manhã se ter iniciado com uma chuva intensa, o decorrer da viagem, com destino a Penafiel, foi uma agradável surpresa. Houve até quem dissesse que este era um passeio abençoado, porque como se ouvia nos corredores dos autocarros “se é molhado é abençoado, menina”.
Ao olhar pela janela, vislumbrava-se um cortejo de 13 autocarros onde se encontravam mais de 700 pessoas que admiravam as paisagens do Douro. A tranquilidade de quem viajava também era notória. Ao fundo, seguia a corporação dos bombeiros de Crestuma com a missão de apoiar e socorrer os seniores. Trabalho esse que foi muito bem executado e organizado.
Na chegada a Penafiel, o primeiro ponto de encontro foi o Mosteiro do Bustelo, onde a missa foi celebrada pelo Padre Alexandre Moreira, o novo pároco da freguesia de Sandim. Depois de terminada a celebração, o passeio teve como destino o restaurante ‘Os 3 Miguéis’, considerado por muitos o ponto alto da tarde onde comeram, dançaram e conversaram. Desde as mesas às varandas, todos os cantos do edifício se preenchiam de ‘histórias da vida’ sobre estes dois últimos anos em que não foi possível convívios, nem encontros devido à pandemia da COVID 19.