CinePagu estreia em Gaia com mostra dedicada ao cinema feito por mulheres

Cartaz
26-11-2025 | 15:35 | |

CinePagu estreia em Gaia com mostra dedicada ao cinema feito por mulheres

Escrito por Diogo Ferreira

Assente no tema “Olhares de Mulheres: criar imagens, contar mundos”, a primeira edição do CinePagu chega a Gaia no dia 13 de dezembro para celebrar a criação cinematográfica realizada por mulheres e "propondo novas formas de olhar memória, identidade, tradições e diásporas", como indica a associação organizadora, Pagu Cultural. Além da exibição de três filmes haverá ma mesa redonda com realizadoras e especialistas. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete.

O evento decorre na Casa da Imagem, das 16h às 18h30, e pretende promover diálogo, reflexão e encontro comunitário através do cinema. Paralelamente, para o público infantil, haverá a oficina “Dança das Emoções”, destinada a crianças a partir dos 6 anos. Enquanto os pais e cuidadores assistem aos filmes, "as crianças poderão explorar a expressão corporal, a música e os sentimentos em uma atividade lúdica e envolvente".

Entre as convidadas estão as realizadoras Cláudia Gomes, Cláudia Alves e Inara Chayamiti, que apresentarão os seus filmes e participarão na mesa redonda final, a qual contará também com a presença do curador de cinema José Paulo Santos e mediação de Jessica Leão, representante da PAGU.

Programação

16h00–16h10 – El Cartero (Cláudia Alves, Lisboa/Paris)
Curta-metragem que acompanha o percurso de um carteiro por zonas isoladas da Sierra Maestra, em Cuba, revelando a importância da comunicação e da resiliência comunitária.

16h10–16h20 – Nata desta Vida (Cláudia Gomes, Porto)
Com humor e leveza, a realizadora revisita tradições portuguesas através de uma metáfora culinária que culmina no emblemático pastel de nata.

16h20–17h50 – Onde as ondas quebram (Inara Chayamiti, Japão/Brasil)
Documentário que entrelaça memórias fragmentadas entre Brasil e Japão, refletindo sobre raízes, deslocamentos e reconstrução identitária.

17h50–18h30 – Mesa redonda “Olhares de Mulheres: criar imagens, contar mundos”
Com as realizadoras convidadas, José Paulo Santos (curador) e mediação de Jessica Leão (Pagu).

Bilhetes gratuitos: devido à limitação de lugares, é necessário levantar bilhete através do link oficial no site pagucultural.com

Mais notícias