CRESTUMA APENAS COM NOVE AUTOCARROS POR DIA

123
19-04-2022 | 20:05 | | |

CRESTUMA APENAS COM NOVE AUTOCARROS POR DIA

Escrito por Eugénio Queirós

Uma moradora em Crestuma, Lídia Nogueira, expôs uma situação que diz estar a afetar gravemente quem ali reside. Segundo esta moradora, a empresa de transportes MGC, a único que estabelece a ligação até ao centro de Gaia, cortou cerca de 50 por cento das carreiras.

"Temos 9 autocarros por dia (de 2.ª a 6.ª feira) a sair da nossa localidade. Consideramos uma mudança abrupta e desajustada. Aliás, se compararmos aos horários que das férias da Páscoa de 2022, pouco ou nada mudaram", denuncia.

"Antecipando-me a possíveis justificações da empresa associadas ao reforço das ligações entre Lever e Vila Nova de Gaia, adianto que não faz sentido justificarem a inexistência de autocarros a partirem de Crestuma entre as 9h40 e as 12h com os autocarros que partem de Lever e que passam na Vessada. Como se sabe, o autocarro nunca tem horas certas de chegada à Vessada e não garante previsibilidade de hora de partida por quem ele espera. Acrescento a este facto a lembrança de que Crestuma não se circunscreve nem à zona ribeirinha nem à Vessada. Já pensaram em todas as outras pessoas que moram nos pontos mais altos da nossa localidade? Muitos deles idosos e com pouca mobilidade. Não temos nós, crestumenses, direito a um transporte digno e que nos sirva de forma justa e equitativa em comparação com as outras localidades da União de Freguesias?", acrescenta.

"Sou jovem, tenho 22 anos e todos os dias utilizo os autocarros para me deslocar para a faculdade. Sinto que nos estão a afastar cada vez mais, isolando Crestuma e não promovendo políticas atrativas para a habitação na localidade nem para o envelhecimento ativo. Para além de tudo isto, a Câmara de Gaia teve uma ótima iniciativa de nos oferecer os passes Andante enquanto somos estudantes e residentes do Concelho. De que adianta oferecerem-nos passes se teremos de recorrer ao transporte privado (quem o tiver) e pagar combustível para chegarmos a horas decentes aos nossos compromissos?", deixa ficar ainda quem apela ao bom senso.

Recorde-se que a MGC foi uma das empresas que contestou o concurso internacional para uma nova modalidade de transportes em Gaia e Espinho, concurso que teve como vencedor a Auto Viação Feirense a Bus on Tour.

Mais notícias