EQUIPA DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL DE GAIA ASSEGURA SERVIÇO 24 HORAS POR DIA

Bvv
09-07-2022 | 18:51 | | |

EQUIPA DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL DE GAIA ASSEGURA SERVIÇO 24 HORAS POR DIA

Escrito por O Gaiense

A equipa de prevenção da unidade funcional de radiologia de intervenção (UFRI) assinala este sábado, dia 9 de julho, o seu primeiro ano de atividade.

De acordo com Pedro Marinho Lopes, coordenador da UFRI, “a criação de uma unidade de radiologia de intervenção, com assistência permanente e ininterrupta, tem-se revelado uma mais-valia para a população e um fator de diferenciação, a nível nacional, do nosso Centro Hospitalar”, sendo a única unidade a disponibilizar apoio de radiologia de intervenção 24h/7 dias no norte do país.

Nas palavras do coordenador, “nos primeiros dozes meses de funcionamento, além de tratarmos doentes do nosso Centro Hospitalar, recebemos doentes de 11 hospitais do norte do país e de um hospital da região centro, tendo sido realizados, neste período, mais de 100 procedimentos com ativação desta equipa (durante a noite, ou ao fim de semana), 55 dos quais a doentes de outros hospitais”. No que respeita ao número de procedimento, a tendência, refere o coordenador, “é claramente crescente, nomeadamente com maior número de doentes de outros centros hospitalares que só agora começam a ter noção desta oferta e, sobretudo, face aos excelentes resultados que temos vindo a ter”.

A equipa de prevenção é composta por um médico radiologista de intervenção (ponto de contacto), um técnico de radiologia, dois enfermeiros e um assistente operacional, encontrando-se em presença física a realizar trabalho assistencial de segunda a quinta-feira, das 8h às 20h e à sexta-feira das 8h às 14h. Neste período, se surgir um caso urgente os recursos são mobilizados para a sua realização, sendo que no restante período a equipa encontra-se em horário de prevenção, sendo ativada se necessário.

Esta realiza diversos tipos de procedimentos, desde embolizações arteriais, angioplastias ou drenagens biliares, por exemplo. Dependendo do caso em particular, a intervenção rápida e com técnicas minimamente invasivas tem diversas vantagens, tais como ser alternativa a técnicas cirúrgicas tradicionais (menos invasiva, menor risco de complicações, menor tempo de internamento, menos custo…), promover a preservação da função, poupança de órgãos (embolização vs exerese cirúrgica) e garantir o controlo hemodinâmico precoce do doente (melhor outcome).

Segundo Pedro Marinho Lopes, “a oferta de RI 24h/24h é considerada o estado da arte atual e é prática comum fora de Portugal. Em Portugal, no entanto, apenas o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra oferecia essa resposta 24h/24h, não havendo nenhuma unidade a norte ou sul do país que o fizesse. A criação de uma unidade no CHVNGE com capacidade para receber doentes de todo o norte permite uma centralização eficaz de recursos (muito escassos no que toca aos radiologistas de intervenção), com melhoria dos cuidados prestados aos doentes e poupanças financeiras claras para o SNS”.

A radiologia de intervenção é amplamente reconhecida como uma área clínica fulcral na gestão de doentes críticos, com comprovada contribuição para a melhoria dos resultados e segurança dos doentes.