
ESTAÇÃO DA GRANJA ESTÁ COMO NOVA
Na sequência da grande obra em curso na Linha do Norte, em grande parte do seu percurso em Vila Nova de Gaia, a estação da Granja já sobressai pelo facto de estar como nova.
Situada em S. Félix da Marinha, esta estação insere-se no troço entre Vila Nova de Gaia e Estarreja da Linha do Norte, que foi inaugurado pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses no dia 8 de Julho de 1863. Uma estação desde logo contemplada pelos novos serviços mistos, criados para ligar Vila Nova de Gaia e Coimbra, após a inauguração do troço entre Estarreja e Taveiro, em 10 de Abril de 1864, conforme reportam Luís Miguel e João Silva.
Em 19 de Maio de 1902, entrou ao serviço a segunda via entre Granja e Vila Nova de Gaia. Em 1912, começou-se a construir uma variante à Linha do Norte, entre a Granja e o Apeadeiro de Sisto, de forma a evitar possíveis estragos decorrentes do avanço do oceano na zona de Espinho; projeto foi posteriormente abandonado.
As obras da nova estação de Granja foram concluídas nos finais de 1914, tendo o novo edifício sido decorado pelos artistas Licínio Pinto e Francisco Pereira, com azulejos da Fábrica Fonte Nova, fábrica sedeada em Aveiro.
"Uma obra extraordinária, reabilitando a linha do Norte, mais de 54 milhões de euros para a melhoria da qualidade e da segurança da nossa ferrovia. E, com isso, as nossas artísticas estações", fez questão de sublinhar Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia.