ESTAÇÃO DA GRANJA ESTÁ COMO NOVA

Granja
16-01-2022 | 18:58 | | |

ESTAÇÃO DA GRANJA ESTÁ COMO NOVA

Escrito por Eugénio Queirós

Na sequência da grande obra em curso na Linha do Norte, em grande parte do seu percurso em Vila Nova de Gaia, a estação da Granja já sobressai pelo facto de estar como nova.

Situada em S. Félix da Marinha, esta estação insere-se no troço entre Vila Nova de Gaia e Estarreja da Linha do Norte, que foi inaugurado pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses no dia 8 de Julho de 1863. Uma estação desde logo contemplada pelos novos serviços mistos, criados para ligar Vila Nova de Gaia e Coimbra, após a inauguração do troço entre Estarreja e Taveiro, em 10 de Abril de 1864, conforme reportam Luís Miguel e João Silva.

Em 19 de Maio de 1902, entrou ao serviço a segunda via entre Granja e Vila Nova de Gaia. Em 1912, começou-se a construir uma variante à Linha do Norte, entre a Granja e o Apeadeiro de Sisto, de forma a evitar possíveis estragos decorrentes do avanço do oceano na zona de Espinho; projeto foi posteriormente abandonado.

As obras da nova estação de Granja foram concluídas nos finais de 1914, tendo o novo edifício sido decorado pelos artistas Licínio Pinto e Francisco Pereira, com azulejos da Fábrica Fonte Nova, fábrica sedeada em Aveiro.

"Uma obra extraordinária, reabilitando a linha do Norte, mais de 54 milhões de euros para a melhoria da qualidade e da segurança da nossa ferrovia. E, com isso, as nossas artísticas estações", fez questão de sublinhar Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia.