Festival Marés Vivas deixa Gaia

Festival Mares vivas 2025
01-02-2026 | 19:59 | | |

Festival Marés Vivas deixa Gaia

Escrito por Anabela Carvalho

Depois da publicação de um post no Facebook do Festival Marés Vivas dizer que vinha aí “uma nova Maré”, o presidente da câmara de Gaia abordou numa publicação na sua página oficial de Facebook esta situação, começando por recordar que, durante a campanha eleitoral afirmou que o  festival iria ser deslocalizado da freguesia da Madalena para o "interior do município".

E segundo o autarca terá sido esse o motivo da discorda com os organizadores. Menezes diz ter apresentado "uma localização magnífica no interior do concelho, junto à CREP (Circular Regional Exterior do Porto]) com melhores acessos e estacionamento", mas ter sido "pressionado e até chantageado para mudar o compromisso assumido perante o povo em campanha eleitoral".

Menezes diz ter dado "a todos" a "mesma resposta", a de que "o presidente da Câmara de Gaia só tem uma palavra e nenhum empresário manda aqui".

O autarca defende que "todo o território merece igual tratamento e o sucesso não depende do local mas do elenco" contratado, escrevendo mesmo que "o Mick Jagger em Olival teria sempre mais público do que uma banda fatela no centro da capital do país".

 

Oposição reage

O vereador da oposição na Câmara de Gaia, João Paulo Correia, perante a publicação de Menezes, confirmou que "infelizmente" Gaia tinha perdido o Marés Vivas para Matosinhos, algo que não considera inesperado ou surpreendente: “A cada semana um retrocesso, um passo atrás. Vivemos um ciclo do pára, corte e tira. Desta vez cai uma das melhores marcas associadas a Vila Nova de Gaia, que marcou e uniu várias gerações”. O socialista  considera que “o fim do festival MEO Marés Vivas em Vila Nova de Gaia é o exemplo maior do autoritarismo. É um dano reputacional escusado e completamente inevitável”.

Relembre-se que no final do festival do ano passado,  a organização do festival, anunciou que a edição deste ano seria a 17, 18 e 19 de julho de 2026

post mares vivas
Publicação do Facebook do festival

 

Mais notícias