GAIA CELEBRA 190 ANOS DO CERCO DO PORTO

bravos cerco do porto
12-10-2022 | 09:45 | | |

GAIA CELEBRA 190 ANOS DO CERCO DO PORTO

Escrito por Monica Joady

O papel estratégico da Serra do Pilar no Cerco do Porto, entre 1832 e 1833, vai estar em destaque nas comemorações dos 190 anos desta data histórica

As lutas entre absolutistas e os liberais não se resumiram à Invicta, tendo Gaia dado um contributo à vitória das tropas comandadas por D. Pedro IV. Não só, se travaram combates na Serra do Pilar, como as lutas se estenderam até ao Alto da Bandeira, atual jardim Soares dos Reis. Desses embates, Bernardo de Sá Nogueira sofreu vários ferimentos, e, pela sua bravura, foi mais tarde distinguido com o título de Marquês de Sá da Bandeira.

Contudo, a batalha com maior dimensão em Gaia durou 33 horas, desde a madrugada do dia 13 até 14 de outubro de 1832. E mais uma vez, a coragem e bravura gaiense evidenciou-se ao ponto de D. Pedro IV apelidar o Batalhão de Gaia como os 'Polacos da Serra', em jeito de comparação ao povo polaco que resistiu, em Varsóvia, às investidas russas em 1831. Ainda hoje, Gaia presta homenagem a estes heróis com as placas toponímicas das ruas 14 de outubro, Polacos da Serra e General Torres (o comandante deste regimento). 

Deste modo, e para assinalar os 190 anos do Cerco do Porto, a câmara de Gaia vai promover, no dia 14, a conferência 'Gaia Villanovense - Gloriosas ações, brava gente' com testemunhos únicos desta data histórica no Quartel da Serra do Pilar, cuja entrada será pelo largo de Aviz. Logo de seguida, às 18h, será inaugurada uma exposição que estará patente ao público entre os dias 15 e 16, entre as 10h e as 17h30.

A cor e o som das explosões marcarão presença nas sessões de videomapping, dedicadas ao Cerco do Porto, na fachada do Mosteiro da Serra do Pilar. Sessões essas que irão decorrer nos dias 14, 15 e 16 de outubro às 21h e 22h.

Os eventos terão entrada gratuita.

 

258

Mais notícias