![camião betão neutro carbono gaia](/sites/default/files/styles/imagem_grande/public/articles-images/Autobetoneira_Easy-Resize.com_.jpg?h=2e4af638&itok=16tB2VeI)
GAIA FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE BETÃO NEUTRO EM CARBONO
A central de betão de Gaia é uma das escolhidas para acolher a primeira fase de produção de um betão neutro em carbono, apresentado como inovação no país por parte da empresa Secil, sediada em Lisboa.
Além de Gaia, o Betão Verdi Zero, como é designado, já se encontra disponível para produção e clientes da empresa nas centrais de betão em Leiria, Frielas, Alcochete e Alcácer do Sal.
De acordo com as informações publicadas pelo projeto 2050 Briefing, a inovação desta empresa permite manter "exatamente as mesmas características de resistência e durabilidade do betão tradicional, utiliza matérias-primas que promovem a economia circular, através de incorporação de resíduos reciclados, o que pressupõe uma menor utilização de recursos naturais".
Como é explicado no artigo, que cita Otmar Hübscher, CEO do grupo Secil, este é "um produto CarbonNeutral© de acordo com o CarbonNeutral Protocol pela Climate Impact Partners", sendo a neutralidade do carbono alcança por compensação das "emissões remanescentes através de projetos de redução de emissões externas e garantindo que, por cada tonelada de CO2 emitida pelo Betão Verdi Zero, exista uma tonelada a menos na atmosfera". Para tal, como indica Otmar Hübscher, são apoiados "projetos nas áreas da reflorestação, energia eólica e solar, uma forma de reduzir a pegada carbónica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais".
Fotografia: DR