
GAIA VAI TERMINAR 2022 COM QUASE DOIS MILHÕES DE EUROS DE APOIO AO ARRENDAMENTO
Desde 2018 que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tem ativo um programa de apoio ao arrendamento, uma comparticipação em rendas que têm vindo a crescer e que afetam famílias com poucos rendimentos.
O programa permite que os agregados familiares em carência económica beneficiem de uma comparticipação significativo destinada ao pagamentos de rendas de habitação. O programa destina-se a famílias com um rendimento per capita inferior a 211 euros.
A Gaiurb tem registado um elevado pedido de habitações sociais mas a procura excede claramente a oferta, o que torna o programa de apoio ao arrendamento ainda mais significativo.

Conforme se pode ler no gráfico, o programa começou em 2018 com o apoio a 67 famílias, esse número cresceu, em 2019, para 112 agregados familiares e em 2020 saltou para 260 agregado, que quase dobraram no ano seguinte. Desde o início do programa, o município de Vila Nova de Gaia colocou 1,1 milhões de euros neste programa social e em 2020 já alocou 750 mil euros ao programa, estando em aberto a possibilidade de reforçar esta verba face à quantidade de pedidos que continuam a chegar à ação social da autarquia.
Os agregados monoparentais encabeçados por mulheres representam o maior número de pedidos (25,14%, seguidos por indivíduos isolados (20.73%).
Contas feitas, o município prepara-se para no final de 2022 ter colocado cerca de dois milhões de euros neste programa de apoio social.