HOSPITAL DE GAIA RECEBEU NUM ANO 278 DOENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Hgf
02-05-2022 | 11:16 | | |

HOSPITAL DE GAIA RECEBEU NUM ANO 278 DOENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Escrito por O Gaiense

O internamento de cuidados paliativos do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) assinalou o seu primeiro ano de atividade.
 
Ao longo deste primeiro ano, de acordo com os dados divulgados pela unidade de cuidados paliativos, “foram admitidos 278 doentes, o que corresponde a cerca de cinco novos utentes por semana, dos quais 25% acabaram por ter alta para o exterior. Dos doentes que tiveram alta para o exterior 19% foram acompanhados para o domicílio, 5% para unidades de cuidados paliativos, 3% para a rede nacional de cuidados continuados integrados e 1% para outros locais”. Ainda de acordo com os mesmos dados, 66.2% dos doentes admitidos sofriam de doença oncológica, demonstrando assim a existência de uma referenciação tardia dos doentes com outras condições clínicas, como é o caso das insuficiências avançadas de órgão.
 
Nas palavras de Ricardo Fernandes, assistente hospitalar na equipa intrahospitalar de suporte em cuidados paliativos (EIHSCP), “umas das equações que as equipas multidisciplinares têm que resolver, é não acompanhar os doentes na sua morte, mas sim a ajudá-los a viver até à sua morte”. Ricardo Fernandes acrescenta ainda que “no último ano observou-se um crescimento bastante considerável da instituição, onde se inclui a unidade de cuidados paliativos. Mais do que um espaço físico com características que são partilhadas pela grande parte da estrutura da instituição, é um espaço com características muito especiais, acima de tudo pelas pessoas que “a vestem”, sabendo que a batalha não se faz com a quantidade do tempo, mas sim com a sua qualidade, sempre com a decisão centrada no doente”.