INEM GARANTE QUE CHAMADAS DE EMERGÊNCIA ESTIVERAM SEMPRE ASSEGURADAS

DDD
09-02-2022 | 11:46 | | |

INEM GARANTE QUE CHAMADAS DE EMERGÊNCIA ESTIVERAM SEMPRE ASSEGURADAS

Escrito por O Gaiense

Todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia de Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM estiveram sempre asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala, garante o INEM.

Desde as 9h de ontem, dia 8, é possível aos CODU efetuar o acionamento de meios de emergência através da rede Vodafone. Neste momento só não se encontra reposto o sistema telefónico fixo via NET, o que significa que os profissionais dos CODU acionam os meios através da rede móvel. A previsão da Vodafone Portugal é que este sistema esteja completamente restabelecido durante a tarde de hoje.

Desde as 7h de ontem, dia 8, é também possível o recurso à aplicação de registo clínico do INEM, iTeams, possibilitando a comunicação de dados entre os CODU, as equipas no terreno e os hospitais, incluindo a transmissão de eletrocardiogramas para o CODU.

O INEM apela mais uma vez à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência - 112 apenas em caso de emergência. Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24 , o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas referentes a verdadeiras emergências médicas.

O INEM aproveita a oportunidade "para agradecer a todos os seus profissionais, bem como aos seus parceiros - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa - Pagina Oficial - toda a colaboração prestada na resolução dos constrangimentos sentidos".