INEM GARANTE QUE CHAMADAS DE EMERGÊNCIA ESTIVERAM SEMPRE ASSEGURADAS
Todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia de Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM estiveram sempre asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala, garante o INEM.
Desde as 9h de ontem, dia 8, é possível aos CODU efetuar o acionamento de meios de emergência através da rede Vodafone. Neste momento só não se encontra reposto o sistema telefónico fixo via NET, o que significa que os profissionais dos CODU acionam os meios através da rede móvel. A previsão da Vodafone Portugal é que este sistema esteja completamente restabelecido durante a tarde de hoje.
Desde as 7h de ontem, dia 8, é também possível o recurso à aplicação de registo clínico do INEM, iTeams, possibilitando a comunicação de dados entre os CODU, as equipas no terreno e os hospitais, incluindo a transmissão de eletrocardiogramas para o CODU.
O INEM apela mais uma vez à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência - 112 apenas em caso de emergência. Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24 , o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas referentes a verdadeiras emergências médicas.
O INEM aproveita a oportunidade "para agradecer a todos os seus profissionais, bem como aos seus parceiros - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa - Pagina Oficial - toda a colaboração prestada na resolução dos constrangimentos sentidos".