ISLA GAIA RECEBEU SELO ESTUDANTE-ATLETA
O ISLA Gaia foi distinguido com o Selo Estudante-Atleta para o biénio 204-2026, fruto de uma iniciativa do IPDJ lançada em 2022, para distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES) ou suas Unidades Orgânicas (UO) que fomentam a articulação entre as carreiras duplas e reconhecer boas práticas junto de estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla.
A instituição de Gaia obteve 74 pontos, partilhando o terceiro lugar com a Universidade do Algarve. Também foram distinguidos o Instituto Politécnico de Castelo Branco (77 pontos), Instituto Politécnico de Coimbra (75 pontos), Universidade da Beira Interior (73 pontos), Universidade NOVA de Lisboa (73 pontos) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (71 pontos), num total de 12 candidaturas.
Segundo o IPDJ, "grande parte das IES apresenta medidas adicionais que poderão possibilitar uma maior flexibilização das obrigações académicas em função dos compromissos desportivos em representação das instituições de ensino superior, a nível do processo de implementação do Estatuto Estudante-Atleta no Ensino Superior, garantido as condições logísticas/instalações bem como os incentivos (bolsas académicas/pagamento de propinas), com vista a uma melhoria dos seus resultados quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva"
A atribuição do Selo Estudante-Atleta, resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas IES, numa ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no regulamento. Para a atribuição do Selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta do ensino superior.
Na 1.ª edição 2023-2025, oito Instituições de Ensino Superior, a Universidade Aveiro, a Universidade Coimbra, a Universidade Lisboa, a Universidade Minho, a Universidade Porto, o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Politécnico de Leiria..
A edição 2025-2027 conhecerá o período de candidaturas no primeiro trimestre de 2025, cuja divulgação será assegurada no portal do IPDJ.