LUZ COMPLETAMENTE VERDE PARA ESTAÇÃO TGV EM SANTO OVÍDIO

123
17-05-2022 | 13:55 | | |

LUZ COMPLETAMENTE VERDE PARA ESTAÇÃO TGV EM SANTO OVÍDIO

Escrito por Eugénio Queirós

A estação de Santo Ovídio para a primeira linha ferroviária nacional de alta velocidade deixou de estar "em estudo" para a Infraestruturas de Portugal e passa em definitivo a ser um projeto para concretizar nos próximos anos, na sequência do primeiro troço de alta velocidade entre o Porto e Soure. Outra novidade é a possibilidade de o Aeroporto do Porto ser também servido pela alta velocidade.

Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, esteve no Portugal Railway Summit 2022, que decorreu no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e avançou estas notícias.

Quando chegarem a Gaia vindos de Sul, "os comboios já irão a travar para chegar a Campanhã", sublinhou Carlos Fernandes, para justificar a paragem em Santo Ovídio. "As pessoas poderão, por isso, sair primeiro em Gaia", acrescentou.

A estação de Santo Ovídio para a alta velocidade será independente da estação de metro mas numa lógica de estação intermodal. Ou seja, quem entrar ou sair no 'TGV' terá acesso imediato a duas linhas de metro, tendo em conta que até 2030 - data prevista para a conclusão deste primeiro troço - já estará concluída a nova Linha Rubi.

 

Mais notícias