MAIS UMA MENÇÃO HONROSA PARA O CENTRO HOSPITALAR GAIA ESPINHO

gh
17-01-2022 | 10:20 | | |

MAIS UMA MENÇÃO HONROSA PARA O CENTRO HOSPITALAR GAIA ESPINHO

Escrito por O Gaiense

A unidade de intervenção e reabilitação musculoesquelética do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), localizada no Centro de Reabilitação do Norte (CRN), viu o trabalho “Eficácia da Injeção Intra-articular de Toxina Botulínica Tipo A no Alívio da Dor e Melhoria Funcional nos Doentes com Osteoartrose do Joelho”, realizado pelos médicos da unidade, receber no final de 2021 uma menção honrosa na Revista Dor*.

O trabalho desenvolvido pretendia, de acordo com Sofia Viamonte, diretora do CRN, “avaliar a eficácia e segurança da toxina botulínica tipo A (BoNT-A) intra-articular (IA) no tratamento da dor e incapacidade funcional relacionada com a osteoartrose (OA) do joelho”, tendo sido possível concluir que, “de acordo com os resultados do estudo, a BoNT-A pode ser uma alternativa com validade na abordagem da OA do joelho, persistindo o seu efeito pelo menos até aos seis meses após a injeção”.

De destacar que o mesmo trabalho, agora premiado, já havia sido previamente premiado no congresso ASTOR - Congresso de Medicina da Dor.

2021 trouxe ainda três outros prémios para o CHVNGE, relativos a casos clínicos e estudos realizados na mesma unidade e coordenados por José Luís Carvalho, nomeadamente:

Imagem removida. Radiofrequência Térmica: Uma nova abordagem na artrose avançada do joelho e anca - Prémio de melhor trabalho no congresso ASTOR 2021 - Congresso de Medicina da Dor;

Imagem removida. Jogger's foot - desafios diagnósticos e terapêuticos na neuropatia do plantar medial, tratamento com radiofrequência pulsada - Prémio de melhor trabalho no Congresso nacional de Medicina Física e de Reabilitação, 2021;

Imagem removida. O papel dos bloqueios anestésicos ecoguiados no tratamento da espasticidade - Prémio de melhor trabalho nas I Jornadas Ibéricas de Intervencionismo Ecoguiado - Dor e Espasticidade, 2021.