MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO NO APEADEIRO DA AGUDA E NA ESTAÇÃO DA GRANJA

123
26-04-2022 | 16:59 | | |

MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO NO APEADEIRO DA AGUDA E NA ESTAÇÃO DA GRANJA

Escrito por Eugénio Queirós

Está marcada para o próximo sábado uma ação de protesto de moradores da Aguda e da Granja contra as obras que a Infraestruturas de Portugal (IP) está a realizar na Linha do Norte, situação que já motivou uma queixa junto do Ministério Público e do Provedor de Justiça Europeu.

Em questão está sobretudo a solução de passagem aérea na estação da Granja e no apeadeiro da Granja A ação de protesto está marcada para as 10.30 horas de sábado, no apeadeiro da Aguda. Após a distribuição de informação, o grupo seguirá para a estação da Granja para replicar a iniciativa.

A obra da IP implica a colocação de separações acústicas, reformulação de apeadeiros e construção de passagens pedonais superiores para substituir as atuais.

Esta obra já motivou petições públicas e pedidos de esclarecimento, bem como a promessa de ações de protesto no terreno, sendo que a estrutura mais criticada é a passagem superior pedonal da Granja. Os moradores defendem a sua substituição por uma passagem inferior.

 

123

 

Situada em S. Félix da Marinha, a estação da Granja foi recentemente renovada pela IP. A estação insere-se no troço entre Vila Nova de Gaia e Estarreja da Linha do Norte, que foi inaugurado pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses no dia 8 de Julho de 1863. Uma estação desde logo contemplada pelos novos serviços mistos, criados para ligar Vila Nova de Gaia e Coimbra, após a inauguração do troço entre Estarreja e Taveiro, em 10 de Abril de 1864.