MARCA COUTO LANÇA CAMPANHA 'PRÓSTATA SEM TABUS"

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14-11-2023 | 09:57 | | |

MARCA COUTO LANÇA CAMPANHA 'PRÓSTATA SEM TABUS"

Escrito por Diogo Ferreira

Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata celebra-se na próxima sexta-feira e a marca Couto S. A. não vai deixar passar a esta data, num mês dedicado a iniciativa criadas para consciencializar e o alertar para a importância do rastreio atempado desta doença.

Em memória do antigo administrador da marca, Alberto Gomes da Silva, que faleceu este ano com uma doença da próstata, a Couto, S.A., juntou-se à Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDP) para a campanha “Próstata Sem Tabus”, com a criação de uma edição limitada para esta campanha, o coffret Próstata Sem Tabus. No final do mês, 10 % das vendas dos produtos para a barba serão doados à APDP.

O coffret Próstata Sem Tabus, disponível até 30 de novembro, nas lojas física e online da Couto, S.A., é composto pelo Couto after shave, o Couto creme de barbear, o creme desodorizante Couto e a icónica pasta dentífrica Couto (24,74 €).

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Os fundos angariados com a campanha “Próstata Sem Tabus” servirão para a associação poder continuar o seu trabalho de sensibilização para a importância do rastreio e deteção precoce, bem como de apoio aos doentes e suas famílias.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, partilhados no início de 2022, o cancro da próstata é o tumor mais frequente nos homens e a terceira principal causa de morte. A administradora da Couto, Alexandra Matos Gomes da Silva, que sucedeu ao marido Alberto Gomes da Silva, falecido em maio deste ano, conta: “Esta é uma causa que nos é muito próxima e que entrou na vida da nossa empresa de rompante. O cancro é uma doença terrível e as doenças da próstata começam de forma silenciosa. Por isso é tão importante não só o rastreio, mas começarmos a eliminar os tabus sobre o exame, porque é realmente uma questão que pode salvar vidas.”

José Graça Guimarães Gonçalves, vice-presidente da APDP, explica que “o exame do PSA é o primeiro rastreio, sendo apenas uma análise ao sangue que permite a deteção precoce do cancro da próstata, e deve fazer parte da rotina de todos os homens, a partir dos 40 anos.”

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Também Paulo Dinis, chefe do Serviço de Urologia do Hospital de S. João, alerta para a importância do rastreio: “Tendo em consideração a grande incidência do cancro da próstata e sua excelente probabilidade de cura, se detetado precocemente, deve-se oferecer o seu rastreio a todos os homens com mais de 50 anos ou mais de 45 anos se houver risco familiar ou ascendência africana. Este consiste no doseamento do PSA no sangue e no exame físico digital da próstata. A perspetiva de realização deste exame causa injustificado embaraço e medo num grande número de doentes. Embora desconfortável é, regra geral, indolor e dá informação determinante. A melhoria da saúde e longevidade do homem passa por estas duas medidas simples. Os doentes devem estar devidamente informados e os rastreios devem ser restringidos aos homens com uma expectativa de vida de pelo menos mais dez anos. Há cancros da próstata que não são agressivos, mas hoje é possível identificá-los poupando tratamentos desnecessários.”

Sob o mote do "No-Shave November", a Couto, S.A. convida os homens portugueses a tratar da barba, sem a cortar durante o mês de novembro, de forma a sensibilizar para a importância do rastreio precoce do cancro da próstata.

“O meu marido, infelizmente, desenvolveu uma doença da próstata já com uma idade avançada e foi descoberta tardiamente. Apesar do acompanhamento excelente e muito humano de profissionais de saúde de excelência, como o Professor Doutor Paulo Dinis, veio a falecer com uma prostatite aguda. É em memória dele que lançamos esta campanha, para evitar que outros homens e as suas famílias passem pela mesma dor”, afirma Alexandra Matos Gomes da Silva.

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