METRO GANHA VELOCIDADE A CAMINHO DE VILA D' ESTE

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19-02-2022 | 16:52 | | |

METRO GANHA VELOCIDADE A CAMINHO DE VILA D' ESTE

Escrito por Eugénio Queirós

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e o presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, João Paulo Correia, estiveram hoje a ver como estão as obras de extensão da Linha Amarela, no âmbito de uma Presidência Aberta.

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A obra estará pronta no final de 2023 e a na imagem pode ver-se a nova rotunda do nó de Santo Ovídio

 

Tiago Braga, presidente da Metro do Porto e presidente também da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, também esteve presente.

A extensão desenvolver-se-á em viaduto, incluindo três estruturas com um comprimento total de 555 m, entre Santo Ovídio e Manuel Leão, e através de um túnel de 1 km que contém a estação Manuel Leão – a única estação subterrânea englobada nas obras – e as secções adjacentes. Acabará a 160 m do Hospital Santos Silva.

Após o Hospital Santos Silva, a via será novamente subterrânea, reemergindo posteriormente e continuando à superfície para Vila d’Este. A secção entre Manuel Leão e Hospital Santos Silva terá um acesso de emergência e um poço de ventilação.

 

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Além de permitir ao hospital do mesmo nome ser servido pelo metro, a estação Hospital Santos Silva, graças à sua proximidade das vias rodoviárias principais, atuará como interface de transportes e contribuirá para reduzir a utilização de transporte privado. Será realizada uma manutenção e renovação do parque de estacionamento no local para fornecer uma ligação entre a estação de metro, as paragens de autocarros e a praça de táxis.

Localizado entre o Hospital Santos Silva e Vila d’Este, o parque de material e oficina melhorará o funcionamento e a manutenção do material circulante. Incluirá estacionamento para 20 veículos, uma estação de serviço, um centro de lavagem e uma pequena oficina, complementados por armazéns e salas técnicas para operações especializadas. O acesso será realizado através de duas linhas secundárias de via única.

Como continuação da linha amarela já existente, a nova via usará um sistema de tração elétrica dc de 750 V, com arames de catenária suspensos flexíveis. Serão construídas duas subestações de tração. Será adquirido equipamento de sinalização, segurança, apoio operacional e bilhética e o Posto Central de Comando será adaptado para ter em conta a extensão.

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