NOVO CENTRO MATERNO INFANTIL GARANTIDAMENTE ABERTO ATÉ AO FINAL DO MÊS

hospital
04-01-2022 | 11:58 | | |

NOVO CENTRO MATERNO INFANTIL GARANTIDAMENTE ABERTO ATÉ AO FINAL DO MÊS

Escrito por Eugénio Queirós

O Centro Materno Infantil de Gaia deverá estar a funcionar com todas as valências até final de janeiro. A informação foi divulgada pelo Serviço Nacional de Saúde agora.

“Projetamos que no final de janeiro esteja aberto na sua totalidade, com um custo total de 14 milhões de euros, sendo o atraso atual resultado das dificuldades sentidas mundialmente na entrega de materiais”, de acordo com nota divulgada pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E).

O centro hospitalar recorda estar o “internamento (pediatria) aberto, desde o passado dia 22 de dezembro” e que as “restantes valências serão transferidas no início deste ano”.

A nova área materno infantil terá um serviço de urgência obstétrica e ginecológica, um bloco de partos com nove salas individuais, um bloco operatório contíguo a esta sala e uma unidade de neonatologia com cuidados intensivos neonatais equipada com 14 boxes e dois quartos de isolamento com pressão negativa.

Para o centro hospitalar, esta infraestrutura terá um “incomensurável impacto”, dado que a ginecologia responde a mais de 161 mil mulheres e a obstetrícia a mais de 75 mil em idade fértil, residentes na área de abrangência.

Já o serviço de cirurgia pediátrica serve cerca de 120 mil crianças e jovens, acrescenta a mesma informação.