PLANO DE CONTROLO DE GAIVOTAS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO EM BREVE

Gaivota na cidade do Porto
06-02-2024 | 11:21 | | |

PLANO DE CONTROLO DE GAIVOTAS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO EM BREVE

Escrito por Guilherme Tavares

A Área Metropolitana do Porto (AMP) planeia lançar um concurso “nos próximos meses” para colocar em ação o plano de controlo de gaivotas nas zonas costeiras, informou a secretária da Comissão Executiva.

Durante a Assembleia Municipal do Porto, que ocorreu na última segunda-feira, a primeira secretária da Comissão Executiva da AMP afirmou que o lançamento do concurso “decorrerá nos próximos meses porque o tempo de nidificação [das gaivotas] é em julho”.

A primeira secretária esclareceu que os atrasos do projeto, iniciado em 2020, que estava “em fase de fecho”, devem-se à pandemia da COVID-19 e à saída de alguns técnicos, aquando interpelada por Tiago Mayan, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim participaram no projeto em 2021 e 2022 e são agora, de novo, os municípios em causa.

O plano de ação determina que cada um destes municípios desenvolva “um programa de controlo de nidificação” de gaivotas-de-patas-amarelas, “devendo este programa ocorrer durante a época de reprodução (entre abril e junho) ”.

O programa consiste na remoção dos ninhos e na remoção/inviabilização dos ovos. O projeto de ação defende ainda a preparação de manuais de boas práticas para os locais de alimentação destas aves (restaurantes, barcos, entre outros), uma gestão apropriada de resíduos orgânicos e da não alimentação dos animais.

Fotografia: Viva! Porto

Mais notícias