PRESIDENTE DA ANAFRE CONFIRMA INTENÇÃO DE GAIA VOLTAR A TER 24 FREGUESIAS

freguesias
10-03-2022 | 12:03 | | |

PRESIDENTE DA ANAFRE CONFIRMA INTENÇÃO DE GAIA VOLTAR A TER 24 FREGUESIAS

Escrito por Eugénio Queirós

Jorge Veloso, presidente da Associação Nacional de Assembleias de Freguesia (ANAFRE), revelou que algumas autarquias portuguesas já iniciaram procedimentos para reverter a agregação de freguesias de 2013, apontando para abril notícias significativas sobre um processo que tem um ano para ser executado.

A reversão das freguesias agregadas em 2012/2013 será um dos temas em destaque no congresso que a Anafre realiza em Braga, da próxima sexta-feira a domingo.

Entre os municípios que já avançaram com desagregação de freguesias estão Matosinhos, Esposende, Barcelos, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia, onde está proposta a reversão das atuais 15 para 24 freguesias.

Também Paços de Ferreira, Arcos de Valdevez, Valongo, Póvoa do Varzim e Torres Vedras são municípios onde já foram iniciados procedimentos para reversão das fusões de 2013.

Em Gaia, os presidentes da Assembleia Municipal, Albino Almeida, e da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, já reuniram com os líderes de bancada da Assembleia Municipal e com presidentes de juntas e uniões de freguesia para dar início a um processo que numa primeira fase passará pelas assembleias de freguesia.

Vila Nova de Gaia tem hoje 15 uniões de freguesias e freguesias e os movimentos para a desagregação já têm base popular. Em Gulpilhares e Valadares, por exemplo, já foi consumada uma petição pública que pede a desagregação, em Perosinho e Serzedo há também um movimento expressivo e o mesmo acontece na união de freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma.

 

Mais notícias