PRIMEIRO METRO MONO-TRILHO DO BRASIL JÁ FOI APRESENTADO

123
28-03-2022 | 16:20 | | |

PRIMEIRO METRO MONO-TRILHO DO BRASIL JÁ FOI APRESENTADO

Escrito por Eugénio Queirós

Quando se fala tanto em investimentos na rede de metropolitano do Porto, do Brasil chegam notícias que dizem respeita ao primeiro veículo de monotrilho, que terá média capacidade (160 mil pessoas por dia) e pode começar a circular na cidade de São Paulo, a título de testes sem passageiros, no início de 2023. Até meados de 2024, a linha deve estar em operação.

Segundo a apresentação, a primeira unidade já está pronta. Foi criada no Parque Industrial BYD em Guang’an, Sichuan, na China, uma linha de testes de 800 metros para o trem “cabeça de série”, o primeiro, que logo virá para o Brasil

O governo promete que a linha 17 tenha trens passando a cada 180 segundos. As portas das composições terão 1,60 m de largura e os trens não terão operadores. Os veículos ainda terão ventilação de emergência quando necessário, câmaras, intercomunicadores, identificador de incêndio.

Outro item são baterias de tração que geram energia extra e garantem que o trem chegue até a próxima estação mesmo sem energia na rede para evitar que as composições parem entre uma estação e outra.

Cada composição do novo monotrilho terá ao todo 60,8 metros de comprimento por 3,25 metros de largura. Os trens da BYD Skyrail operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. Em seu interior, o trem terá 72 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas em condições confortáveis. Contará também com passagem livre entre os cinco carros, sistema de ar-condicionado e câmaras de monitoramento com gravação de imagens.

A linha 17-Ouro de monotrilho, sistema de média capacidade, é marcada por atrasos, disputas judiciais e até acidentes nas obras. A ligações deveria ter sido concluída até a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O projeto inicial contemplava 17,7 km com 19 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e região do Estádio do Morumbi, passando por Paraisópolis.  Mas agora a linha só terá 7,7 quilômetros e oito estações entre o Aeroporto de Congonhas.

 

Mais notícias