PSD GAIA ACUSA RUI RIO DE TER FEITO LIMPEZA COMPLETA NA LISTA DE DEPUTADOS

rui rio
10-12-2021 | 18:19 | | |

PSD GAIA ACUSA RUI RIO DE TER FEITO LIMPEZA COMPLETA NA LISTA DE DEPUTADOS

Escrito por Eugénio Queirós

A secção política do PSD de Gaia, que toma posse hoje à noite na sede concelhia deste partido, convidou Rui Rio para este ato. Ao mesmo tempo, tornou público um comunicado no qual refere que nos últimos quatro anos “o PSD Gaia esteve, livre e incondicionalmente, ao lado de Rui Rio, por se prefigurar como o melhor de nós para servir os interesses do país e do partido”.

O PSD Gaia foi sempre leal e convictamente determinante nas decisões e nas conquistas de Rui Rio, quer na disputa com Santana Lopes, quer com Luís Montenegro; refere-se ainda, seguindo-se um lamento: “Mas infelizmente Rui Rio esbanjou o seu próprio capital político, não esteve e não tem estado à altura da confiança que lhe foi depositada pelos militantes de base”. Para o PSD Gaia, o atual líder do partido “claudicou na hora de se assumir como uma alternativa governativa, continua sem conseguir passar o sinal e a mensagem que o país do PSD precisa e estranhamente assume maior agressividade com quem no partido pensa diferente, do que com os nossos reais adversários”. O que não deixa de ser uma resposta ao facto de Rio ter colocado o ex líder do PSD Gaia, Cancela Moura, na penúltima posição da lista de deputados do círculo do Porto para as próximas eleições.

 

rangel

“Uma expressiva maioria dos membros que integram a Concelhia do PSD Gaia, sempre com o maior respeito pela livre opinião de cada militante, manifestou também em liberdade e em consciência o apoio à candidatura do companheiro Paulo Rangel, um notável gaiense, que nunca nos faltou sobretudo nos momentos menos bons”, alega-se, com isto reforçando-se a ideia de que uma opção entre dois companheiros “não é, nem nunca poderá ser interpretado como um ato de deslealdade”.

Mas quando já pensávamos que Rui Rio não podia fazer pior, este conseguiu surpreender ainda mais!”, eis a crítica direta. “Qual Presidente do Conselho, avocou para si todas as listas de deputados, de todos os círculos eleitorais e fez uma limpeza completa, excluindo todos aqueles que apoiaram Paulo Rangel, agora exclusivamente constituídas pelo aparelho pessoal do recém reeleito presidente do PSD”.

Deste modo, Rui Rio “confunde, de forma intencional e deliberada, lealdade e fidelidade, discriminando os candidatos a deputados por delito de convicção e renegando a pluralidade de opinião, que faz parte do legado do PSD”.

Rui Rio desrespeitou as indicações da Concelhia do PSD Gaia para a lista de deputados, preterindo-as para os últimos lugares, com a clara intenção de castigar, apoucar e humilhar os gaienses e, em particular, uma estrutura que tem a mesma legitimidade e foi eleita com os votos dos mesmos militantes de base que o elegeram como presidente do partido”, continua a ler-se no comunicado.

Quanto ao que aconteceu a Cancela Moura, a comissão política lamenta que foi um “dos mais ativos e interventivos deputados e, em apenas dois anos de legislatura, afirmou-se no debate político, como um dos melhores parlamentares do hemiciclo, com reconhecido mérito e competência, testemunhado pelos seus pares, apesar de não ser profissional da política”.

firmino

O PSD Gaia considera este ‘castigo’ a Cancela Moura, que na concelhia passou a pasta a Rui Rocha Pereira, uma afronta que ainda se torna mais grave quando “Rui Rio integra na lista de deputados o senhor Firmino Pereira, que numa legislatura, entre 2015 e 2019, teve um desempenho entre o lamentável e o inqualificável, cometendo o feito inédito de não ter realizado uma única intervenção em plenário, o que até lhe valeu ser capa de jornal”.

Ainda sobre Firmino Pereira, diz-se que não prestou contas a ninguém “quando foi Vereador, não participa nas assembleias de secção, não deu opinião e foge ao debate interno desde 2015 e é um dos principais responsáveis pelo desastre eleitoral autárquico de 2013, deixando o PSD descaracterizado e sucumbido, política e economicamente”.