RUSGAS DO SENHOR DA PEDRA REGRESSAM DOMINGO DE MANHÃ

123
09-06-2022 | 13:16 | | |

RUSGAS DO SENHOR DA PEDRA REGRESSAM DOMINGO DE MANHÃ

Escrito por Eugénio Queirós

Corria o ano de 1763 quando o pároco de Santa Marinha de Gulpilhares, Francisco Sarmento, abriu a fábrica para a construção de um templo no Pinhasco da Assoreira. Um edifício de base hexagonal dirigido ao culto de Cristo Crucificado que já estaria de pé nesse ano de 1763, sendo de imediato local de peregrinação.

O culto popular ao Senhor da Pedra manifesta-se através da romaria do domingo da Santíssima Trindade e é considerada uma das maiores e das mais carismáticas do concelho de Vila Nova de Gaia mas são muitos os que visitam o local durante todo o ano.

 

dddd

 

As rusgas, que se realizam domingo de manhã, antes da eucaristia, inserem-se no dia mais importante do calendário religioso, relevando o lado vernacular sempre implicada com os festejos e o culto.

Antigamente, as rusgas eram protagonizadas por grupos de romeiros que saíam, de vários locais não apenas de Gaia, rumo á capela, sempre descalços e carregados com as merendas, cantando pelo caminho. Ainda hoje há um grupo que neste dia ruma desde a Afurada tal como os antigos grupos.

 

 

Mais notícias