
SÃO 60 OS REFUGIADOS UCRANIANOS ACOLHIDOS NO SEMINÁRIO CRISTO-REI
O seminário Redentorista Cristo Rei, em Santa Marinha, tem acolhido famílias ucranianas.
“Não são todos os que chegam sem nada, mas todos necessitam de ser resgatados”, referiu a leiga missionário Inês Nadais à Agência Ecclesia, que salientou o facto de nem todos os refugiados estarem no mesmo patamar.
Mais de 5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, após o início da guerra, a 24 de fevereiro, segundo dados do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Em Portugal, comunidade ucraniana duplicou desde o início da invasão russa e, de acordo com os últimos dados oficiais do Governo, os pedidos de proteção temporária concedidos já ultrapassaram os 31 mil.
As instalações do Seminário de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, acolheram vários refugiados nos últimos dois meses, 60 dos quais permanecem no local, de forma temporária; 41 já estão recolocadas em habitações definitivas.
Ao Seminário Redentorista Cristo Rei não chegou qualquer pessoa vítima de tentativas de tráfico ou de exploração, mas há relatos dessas situações, bem como de discriminação dos refugiados, conforme a sua nacionalidade.