À SEMELHANÇA DA ARRÁBIDA

A ponte proposta pela Empresa Edgar Cardoso
18-10-2021 | 14:28 | | |

À SEMELHANÇA DA ARRÁBIDA

Escrito por Monica Joady

Já são conhecidos os três finalistas do projeto da nova ponte que servirá como travessia para a segunda linha do Metro entre Gaia e Porto.

A empresa Edgar Cardoso, cujo nome está ligado ao engenheiro que já na década de 60 tinha projetado a ponte da Arrábida, é , neste momento, a que se encontra na linha da frente do concurso público internacional.  No projeto, esta entidade propõe  uma ponte com um arco muito semelhante ao da Arrábida, toda em betão e com poucos apoios nas encostas das duas margens. Para facilitar a circulação pedonal, existirá umas escadas e um elevador de modo a servir a circulação entre a Rua do Bicalho e a Universidade de Arquitetura, no Porto. Também a pensar na sustentabilidade, este projeto apresenta carris com painéis fotovoltaicos para a iluminação noturna.

Além disso, esta proposta é a mais barata, 50,5 milhões de euros,  em relação às outras apresentadas e propõem um prazo de conclusão de 970 dias.

O arco de 400 metros a meio da ponte e que sobrevoa parte do tabuleiro é a sugestão da Coba, a empresa que se encontra em segundo lugar. Na proposta desta entidade, a ponte será uma estrutura toda metálica onde o betão apenas existirá nos pilares junto das encostas. Além deste equipamento, sugere ainda a construção de uma praça junto ao rio Douro do lado do Porto. Esta é uma ideia de 62,8 milhões de euros e terá um  prazo de 1004 dias.

Em terceiro lugar, encontra-se o dossier da Betar Consultores, Lda que sugere a construção de uma ponte com pilares inclinados, assimétricos na margem com 850 metros e com um vão de 140 metros  numa mistura de aço e betão. Tal como a proposta anterior, o prazo de conclusão é de 1004 dias, mas o orçamento ronda os 69,2 milhões.

Para a escolha final, será tido em conta um sistema de avaliação que incide em 50% na qualidade da conceção, 20% no preço e 30% no prazo da execução da obra.

Obra essa, que deverá arrancar no último trimestre de 2022 ou no primeiro de 2023, estando prevista a sua conclusão a 31 de dezembro de 2025. 

A nova ponte servirá não só a nova linha da Metro do Porto,  como também a circulação pedonal e de bicicletas.

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