
TRABALHADORES DA CÂMARA DE GAIA ENCHEM DOIS CAMIÕES QUE PARTEM QUARTA-FEIRA PARA A POLÓNIA
Os 2.200 trabalhadores da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia mobilizaram-se para recolher bens e vão enviar dois camiões cheios para a fronteira da Ucrânia, uma operação que será realizada pela Polícia Municipal de Gaia.
Os artigos estão a ser recolhidos num num armazém cedido pela empresa Salvador Caetano, junto à EN222. Os camiões devem partir rumo à Polónia esta quarta-feira.
"É uma iniciativa interna, que partiu dos próprios funcionários", revelou Eduardo Vítor Rodrigues. A comitiva que viajará até à Polónia será liderada pelo comandante da Polícia Municipal. Telmo Moreira.
Os primeiros refugiados ucranianos chegaram ao concelho entre a passada sexta-feira e o fim-de-semana, tendo sido acolhidos na hospedaria do Parque Biológico de Gaia e no Seminário cristo-Rei. A empresa Gertal, que fornece as cantinas das escolas, oferece as refeições no Parque Biológico, até março.
O concelho de Gaia está pronto a acolher mais de 200 refugiados. A hospedaria do Parque Biológico dispõe 44 lugares e há mais 70 no Centro de Alto Rendimento, na Lavandeira. O seminário terá capacidade para acolher 107 refugiados.
Em Gaia, os refugiados mais novos, em idade escolar ou pré-escolar, frequentarão a Escola Fernando Guedes, em Avintes.