VMER GAIA FESTEJA ANIVERSÁRIO COM ELEVADA TAXA DE OPERACIONALIDADE
A operar desde 29 de junho de 1995, a VMER Gaia, primeira do norte do país, assinalou anteontem o seu 27º aniversário.
Numa altura em que muito se falou da inoperacionalidade das VMER, de sul a norte do país, Rafaela Veríssimo, coordenadora da VMER Gaia, revelou que a VMER do CHVNGE teve uma taxa de operacionalidade de 96.2% no período de janeiro a maio de 2022, sendo que o Centro Hospitalar tem efetuado um esforço para uma reposta adequada de tal forma que, no mês de maio do corrente, a taxa de inoperacionalidade por falta de tripulação foi de 0%”.
A VMER Gaia, que atualmente conta com uma equipa composta por 33 médicos e 22 enfermeiros, presta assistência médica a todo o concelho de Gaia e Espinho e, sempre que solicitada, nas cidades vizinhas, nomeadamente Porto e Santa Maria da Feira, quando as respetivas VMER estão ocupadas a prestar assistência a outros cidadãos.
A missão da VMER é prestar auxílio médico a todos os cidadãos no pré-hospitalar, chegando rapidamente ao local da vítima e prestando assistência com recurso a equipamento de suporte avançado de vida. A sua função principal é a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas em caso de acidente ou doença súbita.