X FESTEATRO TERMINA HOJE EM FESTA

1
25-11-2022 | 20:48 | | |

X FESTEATRO TERMINA HOJE EM FESTA

Escrito por Diogo Ferreira

A grande festa de encerramento do X Festeatro, um festival de teatro amador organizado pela Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, vai começar pelas 21h30.  Nesta cerimónia no Auditório Municipal de Gaia, José Cruz vai ser homenageado, sendo considerado personalidade teatral de 2022.

 José Cruz, natural de Avintes, somou atuações em vários teatros mas também na televisão. 

Na edição anterior, António Meireles e Nélson Macedo foram as personalidades homenageadas durante a cerimónia de encerramento tendo sido atribuídos os galardões “Personalidade Teatral 2020” e “Personalidade Teatral 2021”, respetivamente. 

Pelo palco do Auditório Municipal passaram oito companhias de teatro, com nove peças neste X Festeatro.

Os Plebeus Avintenses abriu as festividades a 4 de novembro com ‘Retalhos de uma Diva’. Seguiu-se a AR Entre Parentes com ‘A Ratoeira’ e o Teagus - Teatro Amador de Gulpilhares com ‘O Quarto de Brinquedos’ e ‘Mulheres de Atenas’.

A 12 de novembro, ‘A igreja bem assombrada’ subiu ao palco com os atores do Centro Paroquial de Oliveira do Douro.

 “A Igreja bem assombrada”, da autoria de Jomar Magalhães e encenado por Fernando Mendes, e o revisitar da ‘Terra do Nunca’ com a peça “Quem tem medo de Peter Pan”, de António Pedro Afonso, foram os espetáculos que se seguiram do Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro e o Orfeão da Madalena.

A Associação Cultural e Recreativa "Os Amigos Vilarenses" levou ao palco do Festeatro a comédia intitulada “O Convento”, de Susana Cacela, com encenação de Miguel Ribeiro, no dia 18 de novembro. No dia seguinte, “A Lição”, a cargo da AR Canelas, foi a atuação neste festival de teatro amador.

No último domingo, a plateia assistiu “A triste história dos cangalheiros do Vale Mortiço”, pelas mãos da Tuna Musical de Santa Marinha, com texto e encenação de Inês Sincero e Tomé Nunes Pinto.