
EM GAIA, O FUTURO É BRINCADEIRA DE CRIANÇA
O mês do teatro começa com a inauguração, no dia 1 de março, de uma livraria para inspirar a imaginação das crianças, e de um espetáculo “O Grande Lago”, com a ajuda da “A Imaginar do Gigante”. O espaço terá lugar na Rua Barão do Corvo nº301, na União das Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada.
A livraria é acompanhada por um espaço de natureza, com uma programação regular para “as crianças do futuro” como cita Pedro Saraiva, mentor e diretor artístico da “Imaginar do Gigante”. Pedro Saraiva aborda que “A preocupação central deste projeto artístico é proporcionar experiências estéticas versáteis a crianças, jovens e às suas famílias, que cruza artes, ciências e natureza”.
O diretor artístico destaca a importância da luta contra o fenómeno da digitalização didática, mas não esquece o benefícios da tecnologia, “ninguém ousa com o projeto desvalorizar a tecnologia e os seus benefícios, mas promover a capacidade imaginativa sem a utilização dos dispositivos eletrónicos, pelo menos durante o período de tempo em que permanecem no espaço”.
O responsável denota que este espaço é uma loja que foi modificada e transformada em livraria e sala de estúdio, e refere a inspiração em espaços como este, noutros pontos do mundo como Reino Unido e França. Pedro Saraiva ainda destaca que a abertura deste espaço é um “ato de resistência”, e a sua criação permite uma programação contínua e uma temporada digna para o seu público.
“A nossa casa é pequena, mas cabem todos”, remata, fazendo o convite para uma visita ao espaço.
Abertura com “O Grande Lago”
“O Grande Lago”, é o espetáculo vencedor do primeiro prémio de melhor performance para crianças, no ano anterior, num festival na Macedónia do Norte. A peça aborda dois problemas da atualidade, o aquecimento global e a poluição do mar, em conjunto com uma história cativante, com recurso a objetos, marionetas e sombras.
“O Grande Lago” decorrerá no dia 1 de março, às 16h00 e repete-se no domingo, 2 de março, às 11h00. No final do evento, o público dispõe da oportunidade para participar numa oficina em família, e ganhar uma fanzine.
Para mais informações pode visitar o site da “Imaginar do Gigante” em imaginardogigante.pt;