GNR TEM EM GAIA SECÇÃO DE PREVENÇÃO CRIMINAL E SEGURANÇA COMUNITÁRIA

dddd
28-01-2022 | 12:57 | | |

GNR TEM EM GAIA SECÇÃO DE PREVENÇÃO CRIMINAL E SEGURANÇA COMUNITÁRIA

Escrito por Eugénio Queirós

A secção Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) GNR V. N. Gaia promove um modelo de policiamento de proximidade e segurança comunitária assente numa filosofia e estratégia organizacional que permite à Guarda Nacional Republicana trabalhar em conjunto com a comunidade, no intuito de através deste mútuo apoio se dar uma satisfação à resolução dos problemas da sociedade.

Este modelo tem como estratégias nucleares desenvolver e implementar novas formas de organização policial e novas técnicas de proximidade e visibilidade no relacionamento diário entre o guarda e o cidadão e estabelecer programas específicos focados em problemas concretos e naqueles em que os grupos sociais são mais vulneráveis.

Neste modelo são estabelecidas parcerias para a resolução de problemas (chamadas parcerias e mediação, integradas nos diversos programas que constituem a Segurança Solidária).

"A prevalência da dimensão preventiva na ação policial constitui um fator altamente dissuasivo dos comportamentos desviantes, investindo a Guarda na concretização de partenariados e de mediações com outros atores sociais, visando a redução dos níveis subjetivos e objetivos de insegurança local, bem como a eliminação dos focos geradores de atos ilícitos", refere esta força policial.

Os objetivos do policiamento de proximidade passam por contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, pelo que incumbe aos militares da Guarda atuar como agentes dinamizadores do civismo, da coesão social e da segurança, pessoal e coletiva e aumentar o grau de integração, melhorar a comunicação e promoção da ligação com todos os atores sociais relevantes, para o aumento da qualidade de vida das populações, através da redução sustentada da criminalidade e do aumento do sentimento de segurança das populações, entre outros.

A atividade desta secção pode ser seguida aqui.

Mais notícias