IMPONENTE À PROVA DO TEMPO

123
06-01-2023 | 15:21 | | |

IMPONENTE À PROVA DO TEMPO

Escrito por Diogo Ferreira

 A partir da Alameda do Mosteiro, em Grijó, acompanhada por um muro bem alto, há uma fachada que atrai atenções. No ano de 912 surgiu como uma igreja pequena, uma ‘igrejola’ que originou o nome ‘Grijó’.

A expansão não tardou e, em 922, nasce o Mosteiro de S. Salvador de Grijó. Ao longo de 1100 anos, o imóvel  tem sido renovado. Nos últimos 27 anos, além da atividade pastoral e de “reunir a comunidade”, parte do trabalho do pároco vigário geral António Coelho consiste em “provocar iniciativas de restauro, de consolidação de estruturas, renovação dos telhados e obras de forma continuada”.

Em 1998 e 2000, respetivamente, foi instalado o vitral do mestre Júlio Resende e, no jardim exterior, a Estátua de Nossa Senhora, uma escultura de Irene Vilar.

A beleza e influência do edificado sempre foi mais além. “Quando entramos ficamos esmagados pela grandeza do altar-mor com um duplo trono, que quando a tela sobe se vê em todo o seu esplendor”, descreve João Sousa, professor no Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis, especialista no Mosteiro.

Leia a notícia na integra na edição impressa nº 1081 desta semana. 

Mais notícias