MEIO MILHÃO PARA O JARDIM DO MORRO

Jardim do Morro
24-08-2024 | 10:39 | | |

MEIO MILHÃO PARA O JARDIM DO MORRO

Escrito por Carla Marques

"Espelho meu, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?"
A frase é conhecida e até a rainha má da Branca de Neve era capaz de reconhecer que o Jardim do Morro é um dos locais mais belos de Gaia, do Norte e (deixemos a modéstia de lado) do País e um espaço privilegiado para se estar, conviver e ver um dos mais bonitos pores do sol. Tanto assim é que raro é o dia (e a noite) em que não encontramos naquele jardim elevado, localizado no início da Avenida da República e logo após o tabuleiro superior da Ponte Luiz I, gente vinda de todos os recantos do mundo. 

Uma torre de Babel de línguas, cliques contínuos de máquinas fotográficas e desfiles de potenciais manequins, que o espaço é verdadeiramente instagramável. Localizado aos pés da Serra do Pilar (a que foi buscar grande parte dos terrenos onde nasceu em 1927), o Jardim do Morro teve em 2017 uma intervenção significativa que lhe restituiu parte da dignidade que merece.

Jardim do morro

As marcas do tempo 

Mas o tempo passa e deixa marcas, principalmente quando, nesse período, cresceu exponencialmente o número de visitantes e frequentadores do espaço. "Há cerca de sete anos realizámos uma grande intervenção na parte ambiental. A par disso, instalámos um parque infantil e casas de banho amovíveis, mas não conseguimos autorização para requalificar a gruta, onde estão as casas de banho originais", explicou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
O jardim está localizado num espaço considerado Património da Humanidade, razão pela qual a Direção-Geral da Cultura do Norte não tem permitido que haja obras subterrâneas, no entanto, como refere o autarca: "Não vamos escavacar nada, uma vez que as casas de banho sempre ficaram localizadas no subsolo, por isso o que queremos é melhorar o que já existe".

Policias do Jardim do Morro

Insegurança Muita gente...
"Não há bela sem senão" diz o ditado e comprova a realidade. O acréscimo de pessoas neste espaço tem contribuído para um aumento da sensação de insegurança. Os moradores pedem mais policiamento!

Mais notícias