“NÃO QUEREMOS SER OS MELHORES, QUEREMOS SER A REFERÊNCIA"

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30-08-2024 | 12:57 | | |

“NÃO QUEREMOS SER OS MELHORES, QUEREMOS SER A REFERÊNCIA"

Escrito por O Gaiense

Há vantagens que não chegam apenas pelo nome, ou pela localização, mas que são construídas por uma equipa, por uma postura ética e por um relacionamento personalizado com o cliente.
A Remax Vantagem Gaya (do Grupo Vantagem da Remax), situada no coração de Gaia, é um espaço onde nos sentimos bem. A luz natural que irradia em praticamente todas as divisões, a transparência que se vivencia e os sorrisos com que somos brindados faz desta empresa um polo aglutinador de bons negócios para todas as partes. 
Manuel Guedes, consultor imobiliário é o responsável pela MG Team e fez-nos uma visita guiada ao número 2190 da Avenida da República, acompanhado pelas consultoras Josefina Cunha e Cátia Branco  que são membros da equipa, assim como Vasco Sousa, antes de contarem a história e o percurso desta empresa.
“Comecei numa pequena zona em Miramar, onde há uma excelente qualidade de vida, num trabalho de posicionamento, mas onde não era fácil trabalhar. Adaptei a minha estratégia focando-me em quem ia passear, sendo proveniente de outros concelhos. Foi assim que concretizei vários negócios no Grande Porto”.
As palavras foram de Manuel Guedes, formado em arquitetura e com um percurso no âmbito do empreendedorismo social e voluntariado em África. Quando regressou a Portugal já sabia da importância do setor imobiliário e a leitura de um artigo de jornal que dizia que a Remax era a quarta marca mais importante para trabalhar em Portugal determinou o seu futuro. 
“A entrevista com o Tiago do Grupo Dragão que é um excelente líder de pessoas cativou-me, porque a Remax é um negócio e gostei dessa realidade. Agarrei o negócio e a marca e tive uma excelente formação que é fundamental para um sucesso mais rápido”, garantiu.

A opção certa
Em 2016 a opção estava tomada, com a arquitetura a ficar um pouco de lado (embora seja uma característica diferenciadora), “optei pela via do imobiliário com a certeza de que se queremos ser mesmo bons temos de nos dedicar a 100% a essa atividade. Quando me dediquei comecei a ter sucesso o que trouxe alguns constrangimentos, como contactos a que não conseguia dar resposta e algum desgaste, para além da dificuldade de gerir a situação profissional e familiar”.
Analisada a situação a resposta passou por criar uma equipa e abraçar novos desafios: “A equipa começou a crescer, com as inevitáveis dores de crescimento. Em 2019 e 2020 o meu foco foi partilhar o meu conhecimento com os restantes elementos, mais do que só fazer crescer o negócio”, disse Manuel Guedes.
Integraram posteriormente o grupo Vantagem (líder nacional) que tem 43 lojas em todo o País, das quais cinco no Grande Porto, com uma média de 45 consultores por cada loja. Todas as lojas têm uma identidade similar, o que permite que cada consultor trabalhe em qualquer uma das lojas.

Gaia é um concelho apetecível
Os desafios são iguais, independentemente do público para quem trabalham: “Em Gaia não há uma carência de habitação, mas há a expectativa dos promotores imobiliários e vendedores obterem lucros imediatos e avultados. O desenvolvimento urbanístico, incentivado pelo turismo também atraiu novos investidores, para além de um cliente que tem grande impacto: as empresas que compram ativos imobiliários para alojar os funcionários. Face a esta realidade o negócio imobiliário deixou de ser apenas um negócio de primeira necessidade e passou também a traduzir-se num negócio financeiro, o que exige que se fale de lucros”. 
Gaia tem muitas realidades, até porque foi o concelho que mais cresceu em termos de valor por metro quadrado, para além da construção de luxo que está a ser feita, no entanto há zonas de eleição que os nossos entrevistados têm bem identificadas: “O desejo dos clientes é morar à beira mar, a segunda opção é perto das acessibilidades, nomeadamente do Metro, há uma terceira zona, onde tem havido desenvolvimento de construção que é Canidelo perto do rio Douro…são as três zonas mais apetecíveis, mas quando se cai na realidade dos valores criam-se oportunidades de negócio mais para o centro como em Serzedo e Grijó, embora os valores tenham subido”. Já Oliveira do Douro é uma localização com procura perto da Avenida da República". 

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Manual de procedimentos faz a diferença
Depois surge uma outra questão. Como é que os clientes aparecem?
Cátia Branco responde: “Os clientes chegam pela publicidade nas redes sociais e também vamos para a rua apresentar o nosso trabalho. Fazemos escalas para dar informações aos clientes que passam e veem a nossa montra de imóveis. Um dos nossos investimentos é fazer flyers com qualidade e investimos num trabalho de promoção imobiliário profissional, com video técnico sobre os nossos imóveis, como forma de atração dos clientes. Se servirmos bem um cliente ele é a nossa melhor divulgação. Em oito anos nunca tive uma queixa”.
Temos de ser consistentes no nosso trabalho e gerar confiança, mantendo uma disciplina de trabalho para prestar um melhor serviço aos nossos clientes. 
A concorrência é agressiva, mas a Remax tem um manual de procedimentos internos que se não forem cumpridos dá origem a penalizações: “Não queremos ser os melhores, queremos ser a referência. A garantia que damos é o nosso serviço para vendermos a casa”, concluiu Manuel Guedes.

Conteúdo da responsabilidade da equipa comercial

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