NOVO NOME E HOMENAGEM NO 13º ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE OLIVEIRA DO DOURO

1
09-04-2024 | 11:47 | | |

NOVO NOME E HOMENAGEM NO 13º ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE OLIVEIRA DO DOURO

Escrito por Diogo Ferreira

O Centro Social da Paróquia de Oliveira do Douro celebrou o 13º aniversário esta manhã, com uma homenagem especial ao já falecido padre Avelino Jorge, ex-pároco de Oliveira do Douro e ex-Vigário de vara de Gaia-Norte que fundou o Centro Social e Paroquial oliveirense. De agora em diante, o espaço tem o novo Centro Social e Paroquial Padre Avelino Jorge (CSPAJ).

Para além de uma eucaristia em que as crianças da creche também participaram com uma canção de louvor, foi descerrada a placa com o novo nome do espaço que junta quatro respostas sociais - Creche, Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI),Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Em simultâneo, em clima de festa, foram largados alguns balões brancos, num momento também acompanhado pela família do padre Avelino Jorge, várias instituições do concelho e por Paula Lobo, em representação da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro. 

1 1

A cerimónia contou com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, que defendeu a "justa homenagem a alguém que pelo seu exemplo, obreiro, marcou um conjunto de obras na freguesia, que elevaram o patamar da paróquia", enalteceu a "mais valia desta combinação virtuosa, intergeracional, entre os mais velhos e mais pequeninos" no CSPAJ. Eduardo Vítor Rodrigues reconheceu que "o Estado tem falhado muitas vezes às comunidades e instituições" inseridos na economia social, seguro que "as condições que estas instituições têm para desenvolver o seu trabalho são as condições que a comunidade tem para crescer".

1

Momentos antes, o padre Alípio, presidente do CSPAJ, que começou por enaltecer a "paixão do Padre Jorge", já tinha deixado uma nota de "protesto" contra o Estado pela forma como a sua instituição e outras instituições sociais são "injustamente tratados na economia social". 

Também foi lida uma mensagem enviada por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, na qual foi lembrado o papel do padre Avelino Jorge na construção e dia-a-dia deste espaço oliveirense e elogiou a homenagem desta terça-feira: "Não deixar morrer no esquecimento o nome daquele que tanto amou a paróquia e os seus paroquianos".

1

1

Mais notícias