
O FUTURO DA MOBILIDADE EM GAIA EM OBRAS
Gaia está a 'viver' cinco obras estruturantes em termos de mobilidade com a reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, a expansão da linha do Metro entre Santo Ovídio e Vila D'Este, a adaptação da EN222 para a passagem do Metrobus e as requalificações tanto da Rua da Bélgica, em Canidelo, como a da Rua das Carvalheiras, em Vilar de Andorinho. Obras essas, que têm causado algumas perturbações em termos de circulação rodoviária e a consequente contestação por parte da população.

O presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, emitiu um comunicado onde afirma que estas reabilitações surgem após uma luta árdua de Gaia pelos "financiamentos para investimento inteligente e sustentável", face a outros concelhos.
Acrescenta que estas obras são "fundamentais para melhorar o transporte público, a qualidade das acessibilidades e a vida das pessoas" e que o timing das mesmas foi "determinado pelos tempos dos financiamentos do quadro comunitário e pelos tempos dos procedimentos concursais obrigatórios por lei". Ainda no mesmo comunicado, desmente quem sugeriu que estas obras poderiam ter acontecido na altura da pandemia. "Ao contrário de algumas sugestões/afirmações, estas obras não poderiam ter ocorrido em tempo de confinamento, porque também as suas empresas e os seus trabalhadores viviam o processo de confinamento. Não é possível imaginar que estas obras fossem concretizadas nos meses em que a maioria das pessoas estava em casa, porque também estes trabalhadores, pessoas e empresas, eram abrangidas pelo confinamento obrigatório e pela pandemia", salienta.

O forte trânsito que se tem feito sentir nas ruas é justificado, pelo autarca, como um sinal que ainda existe receio na utilização dos transportes públicos. No entanto, a Câmara propõem-se a reforçar a rede de transportes, tal como o policiamento pedagógico. Recorda ainda que a questão do trânsito será também amenizado com a construção da futura Ponte D. António Francisco dos Santos e a segunda linha do Metro até ao Campo Alegre.
Ao finalizar, sensibiliza para a questão de evitar o estacionamento abusivo e também para o tecido empresarial do concelho optar por modelos de desfasamento de horários de trabalho de modo a facilitar a circulação.

Amanhã, às 10h, será feita uma visita ao estaleiro da futura estação Manuel Leão, onde Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, e Eduardo Vítor Rodrigues irão apresentar o ponto da situação deste equipamento e dos desvios existentes nas artérias circundantes.